terça-feira, 31 de março de 2015

TRADIÇÃO: CARETAS COMEÇAM A PEDIR ESMOLAS EM ARARIPINA


Hoje (31), três dias antes da Sexta-feira da Paixão, os "Caretas", do município de Araripina, no Sertão do Araripe, saem pelas ruas da cidade pedindo esmolas. O objetivo é arrecadar alimentos, bebidas e dinheiro para o desjejum do Sábado de Aleluia.
A história dos "Caretas" e esta ação realizada durante a Semana Santa é conhecida em toda a região: há dezenas de anos, sempre três dias antes da Sexta-feira Santa, homens e mulheres saem vestidos a caráter, com máscaras, chicotes e chocalhos e partes do corpo pintado. 
Tudo que eles arrecadarem, até a próxima quinta-feira, dia 02 de abril, será utilizado para o desjejum, no Sábado de Aleluia. Do final da noite do sábado (04) para a madrugada do Domingo de Páscoa, os Caretas realizam a tradicional brincadeira de Malhação do Judas, em que um boneco representando Judas é espancado com porretes de madeira. 
Os participantes ainda convidam quem passa pelo local para fazer parte do festejo. Mas para isso é preciso passar por um corredor feito pelos Caretas, em que usam chicote para assustar quem tenta pegar os alimentos.
De acordo com a prefeitura da cidade, não há nenhum registro oficial sobre a origem dos Caretas. A lenda que corre no município de Araripina é que a manifestação popular surgiu na época da escravidão, quando, próximo ao Carnaval, os escravos se vestiam para cultuar os deuses e também assustar os filhos dos senhores de engenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário