sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bandas de pífanos realizam encontro em Olinda


Alexandre Acioli

Acontece hoje (02) e amanhã (03), em Olinda, o quinto Encontro de Bandas de Pífanos (V Tocando Pífanos), evento para debater essa tradição cultural em Pernambuco.

O Tocando Pífanos vai reunir músicos de todo o Estado. A programação conta com palestras, debates, lançamento de livros e CDs e shows. Todas as atividades são gratuitas.

A abertura será às 9h30 desta sexta-feira (02), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Rua 13 de Maio, no Sítio Histórico de Olinda. Das 10h às 12h está programada uma oficina prática de confecção de zabumbas, por José Feliciano e Basto da Zabumba.

À tarde, Genaldo Barros e Eduardo Lima Neto apresentam para os participantes "As novenas como referência para salvaguarda das bandas de pífano". Será das 14h30 às 17h.

Os shows acontecerão à noite, na Praça Laura Nigro, na Ribeira, menos de 500 metros do MAC, onde acontecerão todas as atividades de formação. Para hoje estão programadas as apresentações  da Banda de Pífanos São Cristovão, do município de Panelas, e a Banda de Pífanos Alvorada, de Caruaru. Será das 20h30 às 22h30.

Amanhã (03), a programação começa  às 9h30 com o "Fala Mestre", quando os mestres das bandas de pífanos ("pifeiros") irão conversar um pouco sobre as suas trajetórias, experiências e a relação com o instrumento. Vai até às 11h. Em seguida acontecerá o lançamento de livros sobre o tema.

Duas atividades estão programadas para a tarde do sábado: das 14h30 às 17h acontecerá uma palestra sobre "Patrimônio Imaterial", por representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para às 17h10 está previsto o início de um cortejo até o escritório do Iphan (Casa do Patrimônio de Olinda, na Rua do Amparo, 59) e a entrega do documento para o reconhecimento das bandas de pífanos como "Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira".

Às 21h, na Praça Laura Nigro, haverá uma homenagem a Manoel Ribeiro de Lima, o "Mestre Lunga" de Caruaru e ao maestro Egildo Vieira. Em seguida, às 22h, acontecerão os shows com o Grupo Musical Armorial de Piranhas (Piranhas-AL) e Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié, de São Paulo (SP), que vai lançar o seu primeiro CD. Biano tem 96 anos de idade.

O evento conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).